16 março 2011

Educação Digital



Pegando carona no blog da Adriane Souto - Mulheres Mães - que estreou com um assunto super importante, segue o post de hoje (que é um trechinho do post dela e meu comentário sobre ele. ^^ )


"Eu acredito que o conhecimento com as tecnologias atuais é tão importante como saber Inglês. Essa interatividade com o mundo online, mídias sociais, conhecimento, aplicativos, computadores, iPad, softwares específicos para habilidades em música, artes, etc, é muito importante para o desenvolvimento da criançada com o mundo real.
A integração do virtual x real é, na minha opinião, importante!
Na medida certa e sempre acompanhado pelos pais. Mas acompanhado mesmo!!! Não é ter a mãe logo ali. É estar junto, do lado. As vezes navegando junto, ensinando e colocando os limites e outras vezes só observando.
Mas sempre presente."
Adriane Souto para Mulheres Mães - Post na íntegra




"Oi Adriane!

Primeiro, seja bem-vinda ao nosso mundo de mães-blogueiras! Que sua jornada seja uma deliciosa oportunidade pra você e pra gente compartilhar. :)

Agora o assunto crianças online... 

Eu concordo com você quanto à supervisão. E tem que ser supervisão intensa. Liberdade vigiada, como fazemos com tudo no crescimento dos nossos bebês.

A gente não deixa eles brincarem sozinhos na piscina porque sabe que é perigoso, podem se acidentar, certo? 

Porque então entregar um computador e deixá-los navegar sabe-se-lá por quais conteúdos? 
Nem falo só de pornografia, mas de conteúdo ofensivo, preconceituoso, doutrinas de tudo quanto é jeito... 
Se minha filha está em formação e eu decido que ela não vai ouvir funks com letras impróprias, ou não vai assistir um desenho muito violento, porque deixá-la decidir sozinha o que acessar na internet?
Pra mim não faz sentido.

A minha pequena só tem 2 anos, mas já sabe que no msn pode falar com a avó que mora longe, sabe pelo avatar do facebook quem é o pai, a tia, o avô, já pede pelo "thumb" do youtube qual o video do cocoricó que ela quer ver. 
Sabe mudar o canal da sky, tirar e pôr o dvd da galinha pintadinha... 

E ninguém ensinou isso. Ela observa o dia a dia da casa e aprende. 
Mais natural, impossível.


Isso tudo me mostra que faz parte do desafio de nós, mães dos anos 2000, incluirmos educação digital em nossa rotina. Fugir disso é negligenciar a realidade.

Bjs =)



Ísis Rocha"

Nenhum comentário:

Postar um comentário