28 setembro 2010

Amizade e Gratidão

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. 
Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. 
Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
Wikipedia
 
 ...

Gratidão
“Agradecer é dar; ser grato é dividir. 
Esse prazer que devo a você não é apenas para mim. 
Essa alegria é a nossa. 
Essa felicidade é a nossa. 
O egoísta pode regozijar-se em receber. 
Mas seu regozijo é seu bem, que ele guarda só para si. 
Ou, se o mostra, é mais para fazer invejosos do que felizes: ele exibe seu prazer, mas é o prazer dele. 
Já esqueceu que outros têm algo a ver com isso. 
Que importância têm os outros? 
Por isso o egoísta é ingrato: não porque não goste de receber, mas porque não gosta de reconhecer o que deve a outrem, e a gratidão é esse reconhecimento, porque não gosta de retribuir, e a gratidão, de fato, retribui com o agradecimento, porque não gosta de partilhar, porque não gosta de dar.” Comte-Sponville (2000, p.146)

 ...

Duas citações necessárias, concordam?

Mais um "muito obrigada" pra essa vida que me presenteia diariamente com a oportunidade de ter amigos e de ser grata por isso. ^^


Beijos! ^^

4 comentários:

  1. da mesma forma tenho que agradecer por ter vc como amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus sabe o que faz quando coloca certas pessoas nos caminhos das outras... pessoas que amamos sem esperar nada em troca, em quem pensamos diariamente, e que nos dá prazer em ter por perto... que se preocupam conosco e querem nosso bem. Amo o fato de ser teu amigo distante mais próximo e tenho orgulho em sê-lo. Você é uma pessoa abençoada e eu, agraciado pela sorte em tê=la conhecido ( e a Limão^^) na ROCKIN' DA HOUSE I. haha

    beijos :************************

    ass. Diego Batera

    ResponderExcluir
  3. Philos quase Ágape!

    Gilmar Brito

    ResponderExcluir
  4. Duas citações super necessárias. ;)
    Saudades de você!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir