19 outubro 2011

Hora de nanar, Vol. 1 e 2

E na teoria tudo é lindo...

Jantar, brincadeira levinha, banho, leitinho, história e soninho às 20h30, certo?!

You wish! Mas é claro que não!

Na realidade acontece assim: Mãe chega cansada por volta das 18h30/19h... a Julia já jantou e está correndo pela casa ou montando castelos de lego ao som do Discovery Kids.
Mãe janta correndo com a pequena dizendo que "picísa de uma amiga" pra brincar...
Meia horinha de brincadeiras/conferência do dever de casa e já são quase 20h.
Passamos pra etapa do banho de espuma. Lindo, relaxante, divertido, tudo de bom! Pijama e... "mamãe, quero desenho no cúntadô".

Poisé, eu caí no erro mais batido de todos: A TV guiando o ritmo da hora de dormir! (Por falar nisso, quem pensou em pôr Lazytown e Hi-5 por volta das 21h, gente?! É pra acordar a molecada de propósito???)

Ok, depois de meses com o cansaço me fazendo ceder, resolvi tomar as rédeas e acabar com essa história! Então, vamos por partes...

Segunda-feira: 19h30. Banho de espuma, pijama e... história!! :D
Tirei o som da TV e pus no RaTimBum que a essa hora já não tem muita coisa que interesse a ela. Deitamos no sofá e começou a sessão "histórias-pela-metade-by-maria-julia".  


Só pra deixar claro: Quem conta história é ela!
Eu sabia que no início ela ia demorar mais pra dormir, mas... 21h... 21h30... e nada! Eu estava prestes a dormir antes dela quando os livros perderam a graça e começou a já esperada manha...

"Mamãe, qué desenho no cúntadô" - já perceberam o tom de gatinho ronronando?
"O computador da mamãe tá quebrado hoje, Julia."
"Então qué desenho na teêvisão" - mais manha...
"Hoje não, filha, quer que a mamãe pegue a zebra?"
"Não... qué desenho..." - já com alguma irritação no lugar do dengo.
"Quer uma musica?"
"Não, mamãe, desenho..." - tipo "você ainda não entendeu?!"
"Quer escolher outa história?"
"Não, mãe, desenho!!!" - agora começou a irritação de verdade.
"Hoje não, filhota. Vamos ver um filme?"
"Nãaaoo, não quéro fúme, mamãezinhaaa..." - e o choro toma conta da situação.

Eu confesso, podia ter resistido um tanto mais, mas eu estava exausta.
10 minutos de choro e eu cedi. A deixei ver o Pocoyo. Com o aviso de que depois os desenhos todos iam "nanar" e ela também, mas deixei. Aquele aviso de consolo pra gente não admitir que ela venceu, né?
 
Momento "Eu venci e tô vendo meu desenho em paz."
Acabou o Pocoyo. E Julia? Chorando mais uma vez porque queria ver o Barney. Tirei forças sabe deus de onde e dei um não definitivo.
E senta que lá vem o choro, né? A manha misturada com o sono - que já tomava conta dela há horas - rendeu um chorinho miúdo de... 5 minutos! Isso, gente...Cinco minutinhos e *puf*... ela apagou, acredita?! 

A estratégia: "Os desenhos foram todos nanar, agora a mamãe vai pôr um filme!"
Achei um filme light e em inglês pra ter certeza de que nada atrairia a atenção dela. Em mágicos 5 minutos ela choramingou até desistir e adormeceu. Ufa!

Saldo da noite: Mãe acabada, filha dormindo super tarde e quase nenhuma evolução.





Terça-feira: Todo o processo foi atrasado porque a mamis aqui só conseguiu chegar em casa às 21h30. Achei que ia encontrá-la dormindo vendo desenhos mesmo, mas nãaao! Ela estava serelepe brincando com a "Titi" e o "Tabiçu".
Como eu cheguei com presentinho e muita fome, deixei ela curtindo o novo Chocobicho - é, aquele da propaganda mesmo - e fui jantar.

22h, o cansaço me consumindo e a Julia a pino. Automaticamente mudei o canal pro 89 e lá estava o Pocoyo...

É, EU SEI! =T

Além de lidar com a culpa ainda ouvi "Tá vendo? A culpa do desenho é de Isis."
Ok, eu confesso: É mesmo muito mais fácil ligar a TV e deixar isso de pôr pra dormir no horário, com atenção e carinho pra depois.

Já ficou com raiva de mim? Poisé, imagina a auto-tortura que me dei de presente...

Vi que tinha feito besteira e tentei consertar: Avisei que o Pocoyo era o último desenho da noite e, como no dia anterior, depois dele os desenhos todos iriam "nanar".
Ela, já caindo de sono, começou a choramingar em protesto. Fingi que não tinha entendido.
Trouxe travesseiro, dei um "banho de toalhinha", um copo de água, pus o pijama e dei o porquinho chocobicho e o paninho de nanar. Tudo com todo cuidado pra manter o sono por ali.
Dessa vez o choramingo durou mais. Julia só dormiu 23h40, mas me senti mais confiante.
Deixei a TV num canal X, com programa Y - ou vocês acham mesmo que a essa altura eu conseguia prestar atenção? - e o volume quase zero. Ela chorava e eu consolava, fazia carinho, mas não cedia. Ela pedia, eu negava e ela chorava mais... E assim foi até o sono vencer. Ufa²!

Saldo da noite: Julia dormiu mais tarde, mas, finalmente, sem o desenho. Mamis se sente um pouco mais no comando agora e com motivação pra continuar. Eba! ^^

"Eu sou o mônstúu"
Então é isso! A meta é uma semana, o prazo limite são 15 dias pra tirar a Julia do desenho, da sala e ajustar o horário de dormir.
Ela pode reclamar, fazer manha e cara de "monstúuu" como for que eu vou conseguir! (Papo motivacional pra ver se eu acredito! hahaha)

Quem tiver críticas/sugestões/elogios (elogios?!), comenta que eu agradeço! #)

Beijos

3 comentários:

  1. Cara, não tem muito de diferente a fazer não. Eu até hoje sofro pra conseguir fazer o meu pequeno dormir em um horário quase ideal...

    ResponderExcluir
  2. Isis, te entendo perfeitamente nessa luta na hora de dormir (todas as mães entendem.rs). Realmente não é nada fácil continuar firme e não ceder, devido a tanto choro, num momento em que também já estamos exaustas. Continue assim e agora mesmo ela acostumará com o novo ritmo.
    Foi difícil, mas hoje temos uma rotina tranquila com o anjo. Claro que ainda tem noite que não é fácil, mas o que na vida materna é? rs
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  3. kkkk Pow Isis, Tetê tem 1 ano e quase 2 meses e eu já cedo loucamente. A gente sempre põe enrolados ou Up - altas aventuras pra Tetê na hora de mimir. Tô pecando, num tô? aiai

    Mó entendo sua causa. kkkk

    ResponderExcluir